5 Dicas de Economia para Micro e Pequenas Empresas

As micro e pequenas empresas constituem uma parcela significativa de negócios no Brasil. O principal problema que elas enfrentam é justamente serem as primeiras a sentir quando uma crise se aproxima. No entanto, pelo seu tamanho reduzido fica muito mais simples e fácil se adequar aos novos cenários que surgem.

Dicas de Economia para Micro e Pequenas Empresas 300x171

Assim é possível implantar mudanças de forma ágil e obter uma reação mais rapidamente que as grandes empresas. Ter um planejamento financeiro para micro e pequenas empresas é fundamental para obter o sucesso desejado e não passar sufoco. A tomada de atitude é essencial quando se enfrenta uma dificuldade econômica.

Logo nos primeiros sinais de que algo não está certo é preciso que o empresário tome uma atitude. É justamente nesse momento que é mais fácil tratar o problema e voltar ao crescimento. Se isso não for feito quem vai crescer é o problema e a solução se torna mais complicada.

Algumas formas de conseguir encarar esses momentos, estão listados a seguir:

 

#1 Redução de custos

Um sinal comum que algo não vai bem nas micro e pequenas empresas é a queda dos lucros e das vendas. Quando isso é identificado a melhor opção é reduzir os custos. O empresário deve analisar todas as suas despesas e descobrir quais os gastos que são desnecessários ou que sua redução pode ser feita.

 

#2 Trabalha com estoque? Faça uma redução nele

O estoque é essencial em qualquer empresa já que ele vai permitir entregar determinado produto com mais rapidez ao cliente. No entanto, se houve uma redução nas vendas não há necessidade de ter um estoque tão alto. Por isso, o mais recomendado é reduzi-lo para que se adeque ao novo cenário.

 

#3 Produto tem pouca saída? Elimine-o

Uma dica de planejamento financeiro para micro e pequenas empresas é eliminar aquele produto que tem pouca saída. Em qualquer empreendimento sempre há pelo menos um que passa muito tempo para ser vendido ou que o retorno é pouco. Só porque a concorrência comercializa não quer dizer que o empreendedor é obrigado a mantê-lo.

 

#4 Renegociação das dívidas

A empresa está passando por dificuldades financeiras? Uma medida que deve ser tomada é a renegociação das dívidas com os fornecedores e bancos, caso tenha. Ao tomar tal atitude é possível obter condições mais favoráveis para realizar o pagamento dessas obrigações.

 

#5 Manter o controle sobre a empresa

É fundamental que todos os donos das micro e pequenas empresas tenham o controle financeiro e operacional das mesmas. Isso ajuda na identificação dos problemas e também a tomar as decisões antes que haja um agravamento da crise.

Isso deve ser feito através de relatórios de desempenho, criação de metas e acompanhamento desses indicadores.

 

Resumindo

As micro e pequenas empresas são de fundamental importância para o país. Afinal, são elas que oferecem diversas oportunidades de trabalho nas pequenas e grandes cidades.

Para que elas não sofram com as consequências da crise algumas atitudes devem ser tomadas como reduzir o estoque e os custos, por exemplo.

O que você achou desse conteúdo? Ele foi útil para você? Então compartilhe nossa página para que outras pessoas também tenham acesso a ela.

 

 

Adriana Ferreira

Graduada em Administração de Empresas, idealizadora e fundadora do Viver de Empreendedorismo.

Website: https://www.viverdeempreendedorismo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.